ORTODONTIA

Seu melhor sorriso está na Odonto Cambé!

Olá! É bom ter você aqui.

Você já fez uma avaliação para saber se necessita usar aparelho ortodôntico? 

Na Odonto Cambé a avaliação ortodôntica e clínica está inclusa em seu tratamento. E não é só isto. Seu tratamento tem a garantia e conta com:

  • Dentista exclusiva para seu atendimento;
  • Plano de tratamento com parcelas mensais;
  • Documentação inclusa no tratamento e realizada na clínica;
  • Aparelhos inclusos no tratamento;
  • Flexibilidade de horário de atendimento;
  • Acompanhamento radiográfico Panorâmico, semestral;
  •  Avaliação clínica periódica inclusa no tratamento;
  • Atendimento de urgência, incluso no tratamento;
  • Laserterapia inclusa no tratamento;
  • Instalação do aparelho em até 15 dias;

Qual a idade ideal para iniciar o Tratamento Ortodôntico em Crianças e Adolescentes?

Quando se pensa em tratamento ortodôntico em crianças e adolescentes, frequentemente há por parte dos pais uma dúvida sobre a idade ideal para o início do tratamento. Não existe uma idade correta para início de todos os tratamentos ortodônticos, e essa definição vai depender de alguns fatores como o do tipo de má-oclusão apresentada, severidade do problema, condição psicológica do paciente para aceitação e cooperação no tratamento e implicação estética, funcional e psicológica da má-oclusão no desenvolvimento do paciente.

Más-oclusões que prejudiquem o desenvolvimento normal da oclusão paciente, como as mordidas cruzadas posteriores e anteriores, essa última frequentemente associada a má-oclusão de Classe III de Angle, devem ser interceptadas precocemente, muitas vezes ainda em dentição decídua (entre 4 e 5 anos de idade), se o perfil psicológico do paciente for condizente com o tratamento nessa idade (Figuras 1A e 1B).

Figura 1. Paciente com 4 anos na fase de dentição decídua portadora de mordida cruzada total (anterior e posterior) e má-oclusão de Classe III , tratada com expansão e protração maxilar.

A mordida aberta pode ser tratada na dentição decídua somente com eliminação de hábitos nocivos, sem necessidade de interceptação. Na dentição mista (6 a 10 anos de idade), normalmente a eliminação do hábito não é suficiente para o fechamento da mordida e então é necessária terapia de intervenção ortodôntica assim que o paciente possuir incisivos e primeiros molares irrompidos, em torno de 7 anos de idade (Figuras 2A e 2B).

Figura 2. Paciente com 7 anos na fase de dentição mista portador de mordida aberta anterior proveniente de hábito de chupeta interrompido 1 ano antes e apresentando interposição de língua na deglutição e fala que impediam o fechamento espontâneo. Paciente foi tratado com esporões linguais para impedir a atividade anormal da língua e após o fechamento foi encaminhado para fonoaudiologia.

Procedimentos preventivos de manutenção de espaço devem ser realizados sempre que há perda precoce de dentes decíduos (dente permanente sucessor aquém  do estágio 7 de Nolla e grande quantidade de osso alveolar frente a coroa do dente permanente). Supervisão de espaço é um procedimento de distribuição de espaços ocupando o espaço livre de Nance para resolução de problemas de apinhamentos anteriores e deve ser iniciado em primeiro período de dentição mista (7 anos de idade) estendo-se até o final da dentição mista (10 anos). A recuperação de espaços é um procedimento interceptativo realizado sempre que há perda de dentes decíduos sem que os procedimentos de manutenção tenham sido respeitados e deve ser o mais cedo possível após a detecção do problema, para permitir a erupção espontânea do dente permanente.

O tratamento da má-oclusão de Classe II normalmente pode ser iniciado em   final de segunda fase de dentição mista ou dentição permanente precoce, obtendo-se resultados semelhantes àqueles obtidos caso o tratamento fosse iniciado precocemente, em primeira fase de transição da dentição mista. Exceções a essa regra são casos onde há grande risco de fratura de incisivos superiores devido a sobressaliência aumentada e ausência de selamento labial passivo e também em situações de comprometimento psicossocial do paciente devido ao problema estético proveniente da má-oclusão.

Ortodontia Preventiva

A ortodontia não entra em cena apenas quando existem problemas de má oclusão ou dentes tortos. A Ortodontia Preventiva é uma área da odontologia que utiliza técnicas específicas para evitar complicações futuras, acompanhando a evolução e crescimento do paciente, até sua fase adulta.

São intervenções e orientações realizadas afim de prevenir, reestabelecer e corrigir as alterações funcionais. Acompanha o crescimento e o desenvolvimento de todas as estruturas de boca e face na infância, adolescência até sua definição na idade adulta. Por isso, quanto mais cedo o paciente começar o tratamento, mais ele tem chances de crescer com um sorriso mais bonito, harmônico e saudável.

Ortodontia Corretiva

Seu objetivo é corrigir problemas de oclusão na dentição e reabilitar alterações bucais e faciais já instaladas em jovens e adultos.

Como funciona a Ortodontia Corretiva?

Após um diagnóstico detalhado do paciente, orientamos qual tipo de tratamento é o mais indicado para cada caso. Planejamos movimentos gradativos dos dentes para corrigir seu posicionamento, levando a um equilíbrio funcional e estético.

Com a chegada da nova geração de aparelhos ortodônticos, sem fios e metais e praticamente invisíveis, a ortodontia corretiva se tornou ainda mais atraente para os adultos. Pessoas que precisam corrigir sua oclusão, mas não gostam da ideia de usar o aparelho fixo convencional, podem optar por alinhadores estéticos.

Benefícios da Ortodontia Preventiva

Além da prevenção propriamente dita, a ortodontia preventiva pode evitar o uso de aparelhos corretivos no futuro, a necessidade de extração de dentes permanentes e até cirurgias para correção de deformidades nos ossos da face.
Ela também ajuda no desenvolvimento das arcadas dentárias, melhora das funções mastigatórias, respiratórias, de fala e outras.

Qual a idade certa para colocar aparelho ortodôntico?

Não existe propriamente uma idade ideal. O limite em relação aos anos do paciente é muito relativo. Crianças, adolescentes e adultos podem candidatar-se a corrigir as suas arcadas. Em alguns casos é necessário intervir precocemente em crianças, evitando assim cirurgias mais complicadas em idade adulta. Em geral os aparelhos colocam-se a partir dos 6 e 7 anos, porém é possível tratamento de correção em pacientes com 50 ou 70 anos. Em relação à idade certa, tudo depende do problema a corrigir e do tipo de aparelho. O aparelho removível é mais indicado a partir dos seis anos devido ao aparecimento dos dentes definitivos. O fixo é indicado a partir dos 12 anos.

Ortodontia Interceptativa

Optamos pela Ortodontia Interceptativa quando uma alteração funcional, como por exemplo uma má oclusão (mordida errada) está se instalando e necessita ter a sua evolução interrompida. A interceptação visa então, fazer com que a pessoa chegue na idade adulta com suas funções equilibradas e um sorriso agradável. Para isso, nossa equipe – após avaliação e diagnóstico – pode indicar alguns procedimentos que visam intervir na formação dessas alterações oclusais.

Ortodontia e Ortopedia Facial

A Ortodontia e Ortopedia Facial, são especialidades muito importantes para lidar com os problemas relacionados ao posicionamento dos dentes e dos ossos. A Ortodontia representa a forma mais conservadora de garantir o alinhamento dos dentes. Além da função, o tratamento ortodôntico resolve grande parte dos problemas estéticos do sorriso. Oferecemos as melhores alternativas de tratamento ortodôntico. Desde os aparelhos convencionais até os alinhadores “invisíveis”, que podem ser indicados para algumas situações clínicas.

 

A Ortodontia e Ortopedia Facial são especialidades da Odontologia que têm como objetivo o estudo, diagnóstico e tratamento das alterações do desenvolvimento dentário e do crescimento e desenvolvimento da face. Além disso, implementam a estética facial e do sorriso e a função mastigatória.

A Ortodontia se responsabiliza pelas correções baseadas em movimentos dos dentes. Desse modo, é mais indicada em casos nos quais os ossos estão posicionados de forma correta e os problemas estão no posicionamento dentário, o que pode ocorrer em qualquer idade. O uso de aparelhos fixos é fundamental, proporcionando aos pacientes, maior conforto e rapidez no tratamento.

Já a Ortopedia Facial é indicada para pacientes mais novos, antes ou durante o período de crescimento, com o objetivo de estimular ou redirecionar o crescimento da face. Portanto, tem como principal meta restabelecer uma relação saudável entre os ossos da face e os dentes.

Ortodontistas da Odonto Cambé

Dra. CAMILA GUELFI

Clínico Geral, atuação em Ortodontia e em alinhadores invisíveis, atua na odontologia há mais de 20 anos

Dra. GABRIELLI BONINI

Clínico Geral, atuação em Ortodontia e  atua na odontologia há mais de 5 anos!

Fale Conosco

Copyright 2023 Odonto Cambé Ltda CNPJ: 52.933.411/0001-33