O que são Implantes?
Os implantes são suportes de titânio ou de cerâmica instalados nos ossos da maxila ou mandíbula a fim de substituir a raiz de um dente ausente. Muito mais que uma questão estética, os implantes buscam recuperar a funcionalidade de um ou mais dentes naturais, seja para mastigar, falar e até sorrir como antes.
Quais as indicações para um tratamento com Implantes?
Geralmente os implantes dentais são indicados para:
Cuidados com os Implantes.
Depois da colocação dos Implantes, o paciente está livre para viver como se tivesse dentes naturais. Sempre importante lembrar que, assim como na dentição natural, o controle periódico e uma boa higiene é fundamental, isso evita inflamações e infecções, podendo até perder o implante dentário. Na Odonto Cambé, após o procedimento o paciente é automaticamente agendado para avaliação semestral, como parte do tratamento.
Quais as etapas do Tratamento com Implantes?
Avaliação
Enxerto ósseo. O procedimento é indicado para pacientes que possuem diagnóstico de perda óssea e que buscam fazer um implante dentário.
Instalação dos Implantes nos ossos da maxila e mandíbula. Indolor durante a cirurgia e no pós-operatório (paciente estará medicado). Após o procedimento é realizada seção de Laserterapia, como parte do tratamento.
Osteointegração. É o processo fisiológico que “funde” um implante ao corpo humano. Período de aproximadamente 3 meses para permitir a integração do implante com o osso.
Construção da Prótese sobre o Implante. A fixação dessa prótese pode ser feita através de uma prótese parafusada ou cimentada, tudo depende da técnica e o tipo de prótese que o cirurgião dentista irá realizar.
Implante com prótese overdenture
Entre os tipos de implantes dentários existentes, este é indicado para quem perdeu todos os dentes na boca. Para realizar o tratamento, o dentista utiliza cerca 2 ou 3 parafusos, onde será encaixada a prótese total.
Nesse caso, a prótese é removível, como as dentaduras comuns. Mas ela é fixada nos implantes, o que oferece mais segurança ao paciente, pois é estável (não cai, como a dentadura).
Implante com prótese protocolo
Esse também é um tipo de implante dentário que utiliza uma prótese total. A diferença dessa técnica para a anterior é a prótese ser fixada na boca do paciente. A quantidade de implantes também é maior — são fixadas cerca de 4 e 8 pinos em cada arcada para prender os dentes artificiais à boca do paciente.
Cuidados com a higiene oral:
Os implantes necessitam de cuidados permanentes. Tal como os nossos dentes, os implantes requerem escovações frequentes com o auxílio de uma escova de cerdas macia. Não esqueça os bochechos, o uso de fio dental.
A prevenção da Peri-implantite
Consultas ao dentista de rotina. Estas consultas anuais ou semestrais são muito importantes. A recessão óssea nem sempre é visível pelo paciente; com o auxílio da radiografia, o dentista analisa as estruturas dentárias.
O tabaco e o álcool em excesso, favorecem o aparecimento da mucosite. A mucosite significa a inflamação do tecido gengival em volta do implante. Se não for convenientemente tratada evolui e denomina-se de peri-implantite. Hábitos de vida saudável contribuem para os seus implantes durarem muitos e muitos anos.
Se está pensando em implantes dentários, visite-nos para mais informações e uma avaliação. O implante é a melhor solução conhecida para reabilitar a falta de dente. Com o tratamento recupera-se um sorriso funcional e muito agradável e acima de tudo a autoestima, como para nossos pacientes abaixo. Com os devidos cuidados, o tratamento poderá durar uma vida.
Aperfeiçoamento em Implantodontia, aperfeiçoamento em Cirurgias Oral Menor (extração dos Sisos) , Periodontia, Endodontia, Odontologia Estética e Facetas em Resina e Laminados Cerâmicos
Atua na área da odontologia há mais de 17 anos!